Ansiedade feminina: como posso controlá-la?

Ansiedade femininaInfelizmente, a ansiedade é um problema que afeta cada vez as mulheres modernas.

Afinal, a mulher moderna está envolvida em atividades que antigamente não faziam parte da sua vida.

Um número cada vez maior delas estuda, trabalha, fuma, dirige um carro no tráfico intenso de grandes cidades, tem uma vida social intensa, o que provoca uma série de distúrbios que antes elas não tinham.

Basicamente, a ansiedade ser leve ou grave e é bem difícil de controlar. Entretanto, algumas mudanças de hábitos e o auxílio de um profissional pode ser uma ótima estratégia para controlar a ansiedade.

Não é incomum haver uma concomitância de estresse, ansiedade e depressão, que afeta duas vezes mais nós mulheres do que os homens.

Por isso, aprender a lidar com ela é fundamental para garantir uma vida saudável.

Problemas causadas pela ansiedade

Problemas causados pela ansiedadeSe não for controlada, a ansiedade pode causar o surgimento de doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade.

É bom saber que toda mulher sofre de ansiedade, umas em menor, outras em maior grau de ansiedade. Mas o transtorno merece atenção redobrada quando passa a prejudicar os relacionamentos conjugais, profissionais, acadêmicos e sexuais.

Prova disso é que crises de ansiedade na mulher pode dificultar o orgasmo, aumentar as dores na relação sexual e diminuir a libido. A ansiedade também pode causar na mulher a dificuldade ou incapacidade de manter a lubrificação vaginal durante a atividade sexual.

A ansiedade também pode provocar uma piora da qualidade do sono capaz de tornar a mulher mais cansada e sonolenta durante o dia. Crises de ansiedade também pode causar a insônia.

Além desses transtornos sexuais, a ansiedade pode afetar o seu peso. Isso acontece devido à ansiedade provocar alterações na produção de hormônios e causa episódios de compulsão alimentar, em que a mulher acaba comendo grandes quantidades de alimentos na tentativa de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Como controlar a ansiedade?

O uso de remédio natural para ansiedade é uma das maneiras para controla lá. Entretanto, mudanças no estilo de vida como a prática de exercícios físicos, meditação e a diminuição do consumo de álcool são algumas mudanças que podem diminuir drasticamente a ansiedade.

Controlar a respiração também é ótimo para controlar a ansiedade. Para esse fim, separei um vídeo muito interessante da psicóloga Priscila Silveira:

A alimentação é um dos fatores que mais influenciam na ansiedade. O triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, é muito importante para diminuir a ansiedade.

Com isso, consumir alimentos ricos em triptofano é fundamental para a diminuição do estresse. Esses alimentos são o queijo, amendoim, castanha de cajú, ovo, frango, ervilha, amêndoa, abacate e banana.

Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Ambos aumentam o neurotransmissor GABA que é importante para controlar fisiologicamente a ansiedade.

A taurina é encontrada em alimentos como frutos do mar, carne bovina, nozes, beterraba e peixes. Já a glutamina é encontrada em alimentos como ovo, peixes, leite, queijo, ervilhas, repolho, couve, salsa e espinafre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *